03 dezembro 2006

Chupa-chupas...

Há uma data que quem não a sabe não é Português.
Este é, para mim, o teste básico à origem do sangue que vos corre nas veias.
Qual a data e porque é que lhe é atribuída tanta importância?

A propósito, esse dia é feriado em Portugal?

A primeira resposta a estas perguntas recebe um chupa-cupa.
O mesmo prémio será oferecido à primeira resposta correcta e bem justificada.
E ofereço um terceiro à resposta que, certa ou errada, eu considerar mais original.

3 Anotações:

Anónimo anotou...

Será o dia 10 de Junho?!!O Dia de
Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas?!!

'No século XIX, estabeleceu-se que a data do falecimento de Camões teria ocorrido a 10
de Junho de 1580.(...)
Somente em 1925, na sequência das comemorações do quarto centenário do nascimento
do poeta (também festejado na data da morte, por se desconhecer a do nascimento), é
que a data foi consagrada como Festa de Portugal. Mas foi a Ditadura que, finalmente, a
instituiu como feriado nacional.O Estado Novo manteve o feriado que, depois de um
período de esmorecimento, foi recuperado no quadro da mística imperialista do regime
e das comemorações do sacrifício de sangue que os soldados portugueses estavam a
fazer nas guerras de África. A designação oficial continuou a ser de Dia de Portugal,
mas a retórica vigente recuperou uma expressão já utilizada na comemoração do
centenário em 1924, o Dia da Raça. A expressão não tinha um único sentido e tem de
ser lida nos contextos em que foi utilizada para se perceber os vários significados que
lhe foram atribuídos.
Depois do 25 de Abril, de 1974, num quadro democrático e pós colonial, o dia 10 de
Junho manteve-se como um dos mais importantes feriados nacionais. A designação foi
alterada para Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A celebração perdia o cunho imperial, mas não deixava de evocar a diáspora dos Portugueses pelo
mundo. O dia 10 de Junho e o Príncipe dos Poetas mantêm-se, assim, como um dos
mais perenes símbolos da nação portuguesa.'
Fonte: http://www.ics.ul.pt/agenda/seminarioshistoria/pdf/2005-12/resumo_isabel_joao.pdf

Yosemite Sam anotou...

Apareceu a primeira resposta.
O primeiro chupa está entregue.

Mas a resposta está... incorrecta.

Este anónimo parece não ser português, mas como demonstra que aprecia a cultura Portuguesa e o Grande Poeta zarolho, talvez ainda haja esperança.

Ainda restam 2 chupas.

Anónimo anotou...

Nunca tive, não tenho nem terei pachorra para decorar datas. Se não me lembrassem esquecia-me frequentemente, (uma vez por ano pelo menos), da do meu aniversário.
Contudo, no seguimento da nota anterior, a data a que te referes só pode ser alguma em que os espanhóis tenham levado, no passado, uma surra de que hoje não se envergonham porque, MUITO CONVENIENTEMENTE, são como eu: Esquecem as datas! Esclareço que não sou anti-espanhol ou sê-lo-ei tanto quanto eles serão anti-lusos, até acho que têm coisas excelentes, tal como os caminhos para Lisboa e algumas espanholas lindas...
Mas que há datas, que fazem o sangue circular mais rapidamente nas veias, lá isso há.
Haja quem mas recorde!!!
E por favor não me venham com balelas... eu sei que em termos económicos, blá, blá, blá...