As maravilhas da engenharia de que falei ontem são as duas Voyager, sucessoras das saudosas Pioneer 10 e 11 que já estão muito para lá do Samouco e já não se conseguem ouvir.
Ambas as Voyagers estão ainda a funcionar perfeitamente e espera-se que continuem a dar sinais de vida até 2030. Está estimado que as Voyager 1 e 2 tenham combustível suficiente para se manterem activas até 2040 e 2034, respectivamente.
A 15 de Agosto último, a Voyager 1 ultrapassou a barreira dos 100 AU! E podia estar mais longe se não estivesse andado por aí a fazer gincanas.
Ah! Devem querer saber que 1 AU (Unidade Astronómica) é aproximadamente igual à distância média entre o Sol e a Terra. Em números que quase toda a gente entende (sim não nos esqueçamos que ainda há quem utilize os pés para medir distâncias, como se estivessem na praia a preparar balizinhas para jogar à bola): 1 AU = 149 597 870,691 quilómetros, que é realmente um valor astronómico!
Mais informação sobre estes objectos, que serão voadores não identificados para, seja lá quem (ou quê) que os encontre por aí:
http://voyager.jpl.nasa.gov/
19 setembro 2006
Viajantes...
Nota presa por Yosemite Sam às 21:43
2 Anotações:
VIA... quê???
Importa-se de repetir???!!!
Mais uma que Camões teria de aprender... :(
Agradeço a anotação. Correcção efectuada...
Escrevi ViaGantes... devo realmente um pedido de desculpas à lingua de Camões e àqueles que se esforçam por a manter.
Mas estou contente, o pessoal está atento e participativo!
Assim começa a dar mais luta e por isso mais gozo!
Anotar esta nota...